Sistema de Gestão e Animação da Rede Salesiana Brasil de Ação Social (SIGAR/RSB-Social)

A Rede Salesiana Brasil de Ação Social (RSB-Social) é uma comunidade educativa nacional das presenças sociais dos Salesianos de Dom Bosco (SDB) e das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA). 

A RSB-Social é parte integrante da Rede Salesiana Brasil (RSB), um ousado e inovador projeto impulsionado conjuntamente entre as seis Inspetorias dos Salesianos de Dom Bosco e as nove Inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora presentes no Brasil, visando promover e consolidar um projeto educativo-pastoral sinérgico no país.

Após a criação da Rede Salesiana Brasil (RSB), bem como a experiência bem sucedida de criação e funcionamento da Rede Salesiana de Escolas, a partir do ano de 2013 decidiu-se por articular as obras e presenças sociais dos salesianos e das salesianas em uma mesma rede de ação social, como parte da RSB. Afirmou-se, dentre inspetores e inspetoras, haver na RSB uma consciência madura sobre as necessidades e oportunidades de um trabalho em rede entre salesianos e salesianas no Brasil. Nessa perspectiva decidiu-se pela criação da RSB-Social, como uma das redes estratégicas da RSB imbuídas de fortalecer e dar maior consistência ao projeto comum concebido entre salesianos e salesianas no país.

Essa conjuntura trouxe à mesa a proposta de integrar duas plataformas de articulação da ação social que até o momento agiam separadamente enquanto RESAS SDB e RESAS FMA. Sob uma perspectiva de responder aos desafios do desenvolvimento integral da criança, do adolescente e do jovem como pessoa humana, assim como do desenvolvimento integral de suas famílias com maior efetividade, deu-se início em janeiro de 2015 à RSB-Social, dirigida à promoção, articulação e fortalecimento da ação social salesiana em rede no país.

Como testemunhas do carisma salesiano, a Rede Salesiana Brasil de Ação Social e seus membros são movidos à ação por apostar nas competências e confiar no protagonismo das crianças, dos adolescentes e dos jovens. Reconhecem neles a energia de transformação positiva de sua vida e da sua comunidade, na construção de uma civilização que reflete e pratica as virtudes cristãs.

Na perspectiva de sua finalidade colaborativa, a RSB-Social busca promover o desenvolvimento integral das novas gerações e a superação das diferentes formas de pobreza e exclusão social, tendo as virtudes cristãs e o carisma salesiano como referências para apoiar jovens nas suas opções fundamentais de vida, que constroem uma sociedade em pastoral.

A Rede vislumbra, em sua natureza confessional, como parte da Igreja, assegurar uma sociedade que, vivendo as virtudes cristãs e o carisma salesiano como referências, acolhe a condição juvenil e investe nela suas melhores energias para promover paz, liberdade, solidariedade, justiça social e encontro com Deus, como parte da vida de todas as pessoas e condição fundamental para o desenvolvimento humano com cidadania.

Para isso, como parte de sua identidade organizacional, a Rede Salesiana Brasil de Ação Social promove a Pastoral Juvenil Salesiana de forma colaborativa na ação social, como caminho efetivo e duradouro para o desenvolvimento integral da infância, da adolescência e da juventude no Brasil, diante dos complexos desafios de alcance, compreensão e resposta inteligente às situações de maior vulnerabilidade.